domingo, 10 de maio de 2015

[Campanha] Guaraná Jesus

Bom dia criativos.

Essa semana apresentamos a campanha desenvolvida  pela agência do Guaraná Jesus através do briefing passado pela professora Vanessa Stumpf.





UM POUCO DA HISTÓRIA


Guaraná Jesus é uma marca de refrigerante pertencente à The Coca-Cola Company, sendo fabricado e distribuído somente no Maranhão. Sendo, por muitas pesquisas, considerado mais vendido que a Coca-Cola.

Um refrigerante adocicado e cor de rosa, que lembra um pouco o sabor de chiclete tuti-fruti, com um leve toque de cravo e canela. O refrigerante é composto por 17 ingredientes e muito popular no Maranhão, porém já está ganhando força em São Paulo. O refrigerante foi criado em 1927 pelo farmacêutico Jesus Noberto Gomes em um laboratório em São Luiz (MA). Depois de muitas misturas e degustações entre os amigos, Jesus Gomes conseguiu encontrar a fórmula de sucesso. “Obstinado, continuou as experiências, logo chegando à formula atual, muito bem aceita pela cor e pelo sabor”, explica o diretor de Marketing e Processos Comerciais da Solar Coca-Cola, Paulo Sérgio Oliveira.

OBJETIVO DE COMUNICAÇÃO

Temos como objetivo levar o produto em questão ao mercado nacional no ano de 2016, e para isso
devemos considerar três fatores básicos: Ação (o que quero fazer), complemento (foco da campanha) e escolha do foco da ação (se ela será voltada para uma marca ou para um produto específico).

Como  a campanha será voltada para apenas um produto, o objetivo seria dar foco na marca Guaraná Jesus e mostrar as características do produto, procurar o interesse do cliente final pelo produto despertando o desejo de consumir o guaraná.

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

Como o guaraná Jesus já faz parte do mercado atual apesar de não ser conhecido nacionalmente algumas estratégias foram criadas para atingir o objetivo da campanha.

Buscar o público-alvo, hoje no local onde atua o refrigerante já é altamente conhecido e adorado por todas as idades, porém como vamos lançar o produto nacionalmente escolhemos um público jovem adulto na faixa de 18 a 30 anos, devido a composição de o refrigerante ser de cravo e canela transmitem a sensação de calor e um certo fator afrodisíaco, características típicas da região onde é fabricado. Usar o Maximo possível de cores vibrantes que remete a embalagem do produto, cores vibrantes que mostra a sensação ao consumir.

O único ponto negativo seria saber trabalhar como a marca nos demais estados do Brasil, pois o sabor pode não agradar a todos.

A marca já luta contra a concorrente Smaak que se prepara para lançar o refrigerante Roots, que tem no nome e em toda sua campanha de marketing o apelo ao reggae, um dos ritmos musicais preferidos pelos maranhenses.

Utilizar por meio das redes sociais que tem um forte poder de propagação de mensagem pelas utilizando o desejo de querer consumir o produto. Campanhas nas mídias mostrando a sensação de como é tomar o refrigerante, com frases de efeito demonstrando o interesse do público-alvo.

Por meio de posts de recomendação nas redes sociais de pessoas que já experimentaram e recomendam o produto. Sempre que possível focar no ponto do sabor, que o grande diferencial do produto. 

MARKETING MIX

Conjunto de ferramentas de comunicação usadas por uma empresa é chamado de mix de comunicação. Na comunicação de massa, o mix de comunicação pode incluir propaganda, vendas, promoção de vendas, marketing direto ou publicidade. Tudo isso bem elaborado vai influenciar no comportamento do consumidor diante da campanha.

Publicidade: A publicidade é uma forma difícil de comunicação; de todas as modalidades de comunicação, é a menos controlável. Utilizaremos a publicidade na mídia mais também  a famosa publicidade boca-a-boca e pelas redes sociais, uma forma mais barata de disseminar a marca. Usaremos também alguns press releases (notícia distribuída aos meios de comunicação para ser divulgada gratuitamente).

Patrocínio de eventos: O patrocínio em eventos da cultura nordestina nos demais estados. Patrocínio esse sem fins lucrativos apenas para reforçar o nome da marca.

Promoção: É toda ou qualquer realização de ação ou evento de comunicação com o objetivo de promover o produto. A promoção desenvolvida seria uma campanha voltada ao dia dos namorados, campanha essa que seguiria da seguinte forma em cada latinha, garrafa do guaraná teria um código, onde o participante iria cadastrar o seu código no site da promoção para concorrer uma viagem para o Maranhão, para conhecer a fabrica do guaraná e mais uma semana no estado.


Enfim galera, espero que tenham gostado e logo logo vem mais trabalho por ai. Até a próxima.  

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