Essa semana apresentamos a campanha desenvolvida pela agência do Guaraná Jesus através do briefing passado pela professora Vanessa Stumpf.
UM POUCO DA HISTÓRIA
Guaraná
Jesus é uma marca de refrigerante
pertencente à The Coca-Cola Company, sendo fabricado e distribuído
somente no Maranhão. Sendo, por muitas pesquisas,
considerado mais vendido que a Coca-Cola.
Um refrigerante adocicado e cor de
rosa, que lembra um pouco o sabor de chiclete tuti-fruti, com um leve toque de cravo e canela. O refrigerante é
composto por 17 ingredientes e muito popular no Maranhão, porém já está
ganhando força em São Paulo. O refrigerante foi criado em 1927 pelo
farmacêutico Jesus Noberto Gomes em um laboratório em São Luiz (MA). Depois de
muitas misturas e degustações entre os amigos, Jesus Gomes conseguiu encontrar
a fórmula de sucesso. “Obstinado, continuou as
experiências, logo chegando à formula atual, muito
bem aceita pela cor e pelo sabor”, explica o diretor de Marketing e Processos
Comerciais da Solar Coca-Cola, Paulo Sérgio Oliveira.
OBJETIVO
DE COMUNICAÇÃO
Temos
como objetivo levar o produto em questão ao mercado nacional no ano de 2016, e
para isso
devemos considerar três fatores básicos: Ação (o que quero fazer),
complemento (foco da campanha) e escolha do foco da ação (se ela será voltada para uma marca ou para um
produto específico).
Como a campanha será voltada para apenas um
produto, o objetivo seria dar foco na marca Guaraná Jesus e mostrar as características do produto, procurar o interesse do cliente final pelo produto
despertando o desejo de consumir o guaraná.
ESTRATÉGIA DE
COMUNICAÇÃO
Como
o guaraná Jesus já faz parte do mercado atual apesar de não ser conhecido
nacionalmente algumas estratégias foram criadas para atingir o objetivo da
campanha.
Buscar
o público-alvo, hoje no local onde atua o refrigerante já é altamente conhecido
e adorado por todas as idades, porém como vamos lançar o produto nacionalmente
escolhemos um público jovem adulto na faixa de 18 a 30 anos, devido a
composição de o refrigerante ser de cravo e canela transmitem a sensação de
calor e um certo fator afrodisíaco, características típicas da região onde é
fabricado. Usar o Maximo possível de cores vibrantes que remete a embalagem do
produto, cores vibrantes que mostra a sensação ao consumir.
O
único ponto negativo seria saber trabalhar como a marca nos demais estados do
Brasil, pois o sabor pode não agradar a todos.
A marca já luta
contra a concorrente Smaak
que se prepara para lançar o refrigerante Roots, que tem no nome e em toda sua
campanha de marketing o apelo ao reggae, um dos ritmos musicais preferidos
pelos maranhenses.
Utilizar
por meio das redes sociais que tem um forte poder de propagação de mensagem pelas
utilizando o desejo de querer consumir o produto. Campanhas nas mídias
mostrando a sensação de como é tomar o refrigerante, com frases de efeito demonstrando
o interesse do público-alvo.
Por meio de posts de recomendação nas
redes sociais de pessoas que já experimentaram e recomendam o produto. Sempre
que possível focar no ponto do sabor, que o grande diferencial do produto.
MARKETING
MIX
Conjunto de ferramentas de comunicação usadas por uma empresa
é chamado de mix de comunicação. Na comunicação de massa, o mix de comunicação
pode incluir propaganda, vendas, promoção de vendas, marketing direto ou
publicidade. Tudo isso bem elaborado vai influenciar no comportamento do
consumidor diante da campanha.
Publicidade: A
publicidade é uma forma difícil de comunicação; de todas as modalidades de
comunicação, é a menos controlável. Utilizaremos a publicidade na mídia mais
também a famosa publicidade boca-a-boca
e pelas redes sociais, uma forma mais barata de disseminar a marca. Usaremos
também alguns press releases (notícia distribuída aos meios de comunicação para
ser divulgada gratuitamente).
Patrocínio de
eventos: O patrocínio em eventos da cultura nordestina nos demais estados. Patrocínio
esse sem fins lucrativos apenas para reforçar o nome da marca.
Promoção: É toda ou
qualquer realização de ação ou evento de comunicação com o objetivo de promover
o produto. A promoção desenvolvida seria uma campanha voltada ao dia dos
namorados, campanha essa que seguiria da seguinte forma em cada latinha,
garrafa do guaraná teria um código, onde o participante iria cadastrar o seu
código no site da promoção para concorrer uma viagem para o Maranhão, para
conhecer a fabrica do guaraná e mais uma semana no estado.
Enfim galera, espero que tenham gostado e logo logo vem mais trabalho por ai. Até a próxima.
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