domingo, 30 de novembro de 2014

[ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO] JEAN BAUDRILLARD

Boa tarde criativos ...

Nesse semestre estudamos um pouco sobre as teorias de comunicação e fomos designados a estudar um pouco mais a fundo Jean  Baudrillard. E quem foi Baudrillard? Boa pergunta, por meio de alguns relatórios desenvolvidos pela agência apresentamos a todos nosso amado teórico que foi responsável pelo desenvolvimento da teoria da sociedade de consumo. 

O Sociólogo Francês, nasceu em 27 de julho de 1929, em Reims. E viveu em Paris (França), filósofo e critico voltado para a sociedade de consumo e políticas econômicas. Trabalhou ainda traduzindo obras de Karl Marx e Bertolt Brecht. Conhecido por seu trabalho pós-modernismo e semiótica. Publicou 50 livros ao longo de sua vida. Estudou em Sorbonne. Ensinou alemão em um Liceu (1958-1966). Mesmo não gostando do acontecimento, foi inspirador dos diretores, para a realização da trilogia “Matrix”.

Baudrillard e diversos outros estudiosos, como Zygmund Bauman (1999), Mike Featherstone (1995) e Gilles Lipovetsky (1989), afirmam que a sociedade pós-moderna é uma sociedade de consumo. Nela o indivíduo é visto como consumidor, e em consequência da automatização do sistema de produção. Em sua obra – A Sociedade de Consumo, Baudrillard faz uma análise das sociedades ocidentais contemporâneas, e a aborda a relação que o homem tem com o consumo de objetos. O consumo e a abundância aumentam, devido ao constante surgimento de novos objetos, bens e serviços, e onde quer que estejamos, somos diariamente bombardeados com anúncios e propagandas que nos levam a consumir.

De acordo com Baudrillard “já não consumimos coisas, mas somente signos”. O mesmo ainda relata que, o signo e a mercadoria juntaram-se para produzir o que é chamado de “mercadoria-signo”, ou seja, a incorporação de uma vasta gama de associações imaginárias e simbólicas, às mercadorias para torná-las mais atraentes. Ele quer dizer que os consumidores dessa sociedade contemporânea estão mais interessados no significado que determinado produto possa ter, do que na funcionalidade da própria mercadoria. Baudrillard prossegue afirmando que as relações atuais são baseadas no consumo.


Porque um pouco de teoria nunca é demais, enfim esse foi nosso foco nesses semestre e com resultado final o talk show produzido pela agência. Até a próxima ....



Nenhum comentário:

Postar um comentário